Tratamento hormonal MTF (Masculino para Feminino) para Travestis e Transexuais.
1° - Todo e qualquer tratamento hormonal precisam de ajuda médica (Endocrinologista) e psicológica, antes do início do tratamento, para saber a dosagem correta para seu corpo e para você ter certeza de quer mesmo isso.
2° - Nunca use esses medicamentos por conta própria, pois eles possuem contra indicação e podem causar doenças. Sempre procure uma ajuda profissional.
3º - Esses hormônios são para tratamentos de uma pessoa com idade acima de 18 anos, Se você tiver menos idade, seu caso precisa ser acompanhado frequentemente por um médico. Essa terapia tem melhores resultados quando o paciente tem entre 18 a 28 anos de idade, Não sendo tão profundo quando já está em uma idade mais avançada, como depois dos 38 anos.
De início são usados três tipos de medicamentos como os:
Antiandrógeno: Responsável pela castração química, que é a eliminação da testosterona, e gera uma menor intensidade nos pelos.
Progestogênio: Responsável pela maturação das glândulas mamárias e seios, e atua como anti-carcinogênico na utilização do estrogênio.
Estrogênio: Responsável pela redistribuição da gordura do corpo para as coxas, nádegas e quadris, maturação dos seios, clareamento da pele e outras características femininas.
4º - O tratamento termina em torno de 5 anos, quando nenhuma alteração pode ser notada, Mas a utilização dos hormônios são para sempre.
O tratamento hormonal gera:
- Diminuição da fertilidade ou até esterilidade completa.
- Diminuição do tamanho do pênis.
- Aumento gradual dos seios.
- Redistribuição de gordura para regiões tipicamente femininas.
- Mudança nos pelos, se torna mais lento e podem ficar mais claros e finos.
- Perda de massa muscular.
- Mudanças na epiderme, a pele fica mais clara e fina, e a sensibilidade ao toque aumenta.
- Mudança nos odores, como o suor, a urina e a pele.
- Mudanças nas emoções, deixando a pessoa mais emocional.
- Gera menos suor.
- Mudanças na voz ou Pitch vocal.
- Redução dos pelos faciais. (Barba).
- Mudança no formato ou tamanho da ossatura do corpo.
- Mudança no tamanho no pomo-de-adão. (Gogó)
- Diminuição do tamanho dos pés, mãos e ombros. (Apenas fica mais feminino).
hormonios femininos em travestis e transsexuais (MTF)
Para uma boa terapia hormonal é usado: Estrogênio (reponsável pelas características secundárias femininas, tais como: redistribuição de gordura, clareamento da pele, tornando-a mais fina, lisa e sensível ao toque.
Progesterona / Progestogênio: ( responsável pela maturação da glândula mamária, a quem diga que ajuda na prevenção do câncer de mama , porém não há estudos definidos sobre o uso em transexuais.
Antiandrógeno: (responsável pela diminuição ou eliminação da testosterona, é importante o uso do antiandrógeno na dieta hormonal para que o estrogênio aja melhor.)
No mercado há inúmeros medicamentos contendo em sua formula o Estrogênio, são eles: 17-beta Estradiol, Valerato de Estradiol, Etinil Estradiol, Estrogênios Conjugados, Enantato de estradiol, e etc...
17-beta Estradiol micronizado: Hormônio bioidêntico ao produzido nos ovários das mulheres, um dos hormônios mais utilizados por transexuais do mundo todo, podendo ser administrado por via sublingual ou ingerindo com água, um potente hormônio feminino para quem busca uma boa feminilização.
Temos hoje no Brasil os seguintes medicamentos 17-beta Estradiol micronizado: Natifa e Estrell, ambos com 1mg de Estradiol
Valerato de Estradiol: É um pró-fármaco do 17-beta Estradiol humano ou seja, ele não é classificado como estradiol natural humano, mas quando é metabolizado pelo organismo torna-se parecido com o hormônio natural humano, Valerato de Estradiol é 40% menos potente que o 17-beta Estradiol micronizado.
Medicamentos que contém em sua fórmula Valerato de Estradiol: Climene, Elamax, com 2mg de Valerato de Estradiol e 1mg de Acetato de Ciproterona.
Medicamentos que contém em sua fórmula Valerato de Estradiol: primogyna, com 1mg ou 2mg valerato de estradiol
EtinilEstradiol: Estrogênio sintético e mais potente na feminilização, cuidados devem ser tomado se optar pelo Etinil,por exemplo não fumar e não administrar o etinil com nenhum outro hormônio seja ele comprimido ou injetável.
Medicamentos que em sua fórmula contém EtinilEstradiol: Diane 35 e similares (Selene,Tess, diclin entre outros.) cada drágea contém: 2,0 mg de acetato de ciproterona e 0,035 mg de etinilestradiol .
Estrogênios Conjugados: Estrogênio obtido da urina das éguas prenhas. Premarin é o nome do medicamento que contém em sua fórmula Estrogênios Conjugados, os mesmos cuidados devem ser tomados igual ao Etinil na administração dos Estrogênios Conjugados.
Enantato de estradiol: Anticoncepcional injetável que contém um sua fórmula acetofenido de algestona 150mg (progestogênio) 17-enantato de estradiol 10 mg ( estrogênio) importante o uso do injetável pois ele tem apenas uma passagem pelo fígado e assim minimizando os efeitos colaterais e garantindo uma melhor ação.
O injetável mais usado entre transexuais e travestis é a Perlutan, cada ampola de 1 ml contém: acetofenido de algestona (diidroxiprogesterona) 150 mg; enantato de estradiol 10 mg
Antiandrógeno:
Androcur (acetato de ciproterona) Um potente antiandrógeno que bloqueia o hormonio masculino ( testosterona) e assim permitindo que o hormonio feminino ( estrogênio) aja melhor. O androcur (acetato de ciproterona) bloqueia a testosterona que causa nos homens a calvície e outras características segundárias masculina.
Acetato de Ciproterona é o genérico do Androcur e ambos com 50mg e 100mg o antiandrógeno mais utilizado entre Travestis e Transsexuais.
Espironolactona ( Aldactone) ou Finasterida:
Espironolactona é um diurético poupador de potássio e previne que os niveis de potássio fiquem muito baixos. A Espironolactona é utilizada também para outros fins tais como no caso de transsexuais Masculino para Feminino como antiandrógeno.
Finasterida: é um medicamento antiandrógeno inibidor da 5-alfarredutase, a enzima que converte a testosterona em di-hidrotestosterona. Usado para tratar calvície em homens.
Este é apenas um texto explicativo, é importante acompanhamento médico pois cada organismo reage de um jeito diferente com esses medicamentos, o que pode ser bom para mim, não será para você.
Dietas Hormonais
Abaixo algumas dietas hormonais utilizadas por muitas meninas, lembre-se em procurar sempre auxílio médico, pois somente um médico saberá oque será melhor para você.
Dica 1:
- 25mg mg Acetato de ciproterona (androcur) ou 100 mg Espironolactona(aldactone) ou 2.5 mg de finasterida
- 2mg Climene/Elamax ( Valerato de Estradiol) ou 1 mg natifa/estrell (17 beta estradiol)
- 1 perlutan mes
( Esquema mais usado pois a Ciproterona vai diminuir a testosterona, 2mg Estradiol para transformação do corpo uma perlutan para um up transformação
_____________________________________________________________
Dica 2:
- 25mg Acetato de Ciproterona (androcur) ou 100 a Espironolactona (aldactone) ou 2.5 mg de finasterida
- 4mg Climene/Elamax ( Valerato de Estradiol) ou 2mg Natifa/Estrell (17-beta Estradiol micronizado) sublingual.
* Esquema para as meninas que não querem tomar a Perlutan por algum motivo, acrescenta-se na dieta mais 2 mg de Estradiol e fracionar a cada 12 horas, ou seja 2mg de manhã e a noite.
_______________________________________________________________
Dica 3:
- 1 Perlutan a cada 15 dias
-25mg acetato de ciproterona (androcur) ou 100mg espironolactona(aldactone) ou 2.5mg de finasterida *opcional
* Deve-se ter cuidado nessa dieta pois muito hormônio pode causar muitos problemas entre ela a prolactina elevada.
______________________________________________________________
Dica 4:
- 25 mg Acetato de Ciproterona ou 100mg de Espironolactona*opcional
- 1 ou 2 comprimidos de Diane 35 ou 1 ou 2 comprimidos de Premarin (0.625mg)
* Para quem vai eleger o EtinilEstradiol na dieta deve-se tomar muito cuidado pois os riscos são grandes. O AAS infantil vai diminuir os riscos do Etinil no corpo.evitar fumar e beber e utilizar bastante agua.
_______________________________________________________________
dica 5:
-4 mg climene/elamax
*nesse caso deve-se fracionar tomar um comprimido branco pela manha e um marrom a noite 1 comprimido de 12/12 horas tome na ordem que quiser apenas tome dois diarios
______________________________________________________________
Dica 6:
- 4mg Climene/Elamax
- 1 perlutan mensal.
*1 comprimido de climene/elamax 12/12 horas do dia 1 ao dia 21 aplicar a perlutan no dia 22
_______________________________________________________________
- Dica 7
- 1 ou 2 comprimidos de Diane 35
- AAS 100mg
* o AAS infantil ira afinar o sangue pois diane tem um potencial trombogenico, porem AAS nao deve ser tomado com frequencia pois sangue muito fino tambem tras problemas
_______________________________________________________________
Dica 8: para as operadas
- 1 premarim 0.625 ou 1 mg de natifa/estrell ou 2 mg de cicloprimogyna drageas BRANCAS
Este esquema dispensa os antiandrógenos por que depois da cirurgia o corpo não necesita de antiandrógeno.
Perlutan: Prós e Contras.
Perlutan, o injetável mais utilizado entre travestis e transexuais, irei abordar um pouco sobre ele, pontos positivos e cuidados na administração.
Já sabemos que é o Estradiol que nos feminiliza, sabemos também que para uma boa terapia hormonal devemos administrar um Antiandrógeno + Estradiol para quem quer uma feminilização 100%, e aProgesterona ou Progestinas (progestogênios) o que são?
Progesterona é o segundo hormônio feminino , na mulher ele age preparando o corpo para gravidez e amamentação e também na libido.
Pois bem meninas, como nós travestis e transexuais não temos útero ou seja não podemos engravidar rsrsrs o uso da Progesterona é útil ou não? Isso dependo pois a Progesterona ou o Progestogênio pode ser:Antiandrogênico (Acetato de Ciproterona) Androgênico(levonorgestrel) ou Nenhum e nem Outro (Algestona Acetofinada) da perlutan.
Para as meninas que não querem usar um antiandrógeno pode optar pela Perlutan, pois a progesterona contida nela ajuda a baixar a testosterona em alguns casos se for administrada a cada 15 dias ou a cada 21 dias e mais 2 comprimidos de Estradiol (17-beta Estradiol ou Valerato de Estradiol)
Perlutan também ajuda na libido, algestona acetofinada é uma progestina e as progestinas ajudam na nosso libido, se for administrado por mês é um ótimo viagra hahaha.
A Perlutan libera uma quantidade grande de Estradiol na primeira semana, depois ela libera muito pouco Estradiol e mais Progesterona.
Se não for bem administrada a Perlutan pode causar trombose, pode deixar seu nível de prolactina alto e assim ferrando sua hipófise, retém muito líquido e incha bastante ( engorda horrores rsrs) além de atrapalhar sua terapia hormonal, invés de você feminilizar pode masculinizar e isso não é bom. o.O
Por isso bato na tecla que o melhor é adminstrar a Perlutan mensal, assim você não sobrecarrega seu organismo pois esse injetável foi feito para ser tomado mensalmente, então sem exageros meninas o correto é: Antiandrógeno + Estradiol. Só tomar Perlutan ou outro injetável se seus níveis de estradiol estiverem baixos ou para ajudar a dar um Up na transição, sobre taxas hormonais na terapia MtF irei abordar em outra postagem.
O que esperar dos hormônios???
Testosterona faz você ganhar massa muscular e perder gordura. Estrogênio faz o oposto, fazendo você perder massa muscular e ganho de gordura.No geral, os efeitos dos hormônios diferem muito de pessoa para pessoa. Algo que pode acontecer rapidamente para uma pessoa, pode levar mais alguns meses para a outra, ou até mesmo não acontecer nada. Algumas meninas tem a gordura redistribuída de forma diferente, algumas meninas terão crescimento de seios que são normais para o seu quadro, alguns até maiores e outros menos do que a média para os seus quadros. Mas como uma diretriz, não espere nada. Apenas permita-se a aceitar e apreciar as mudanças que você conseguir!
Muitas trans sentem-se frustradas com o ritmo lento das mudanças provocadas pelo tratamento hormonal. Às vezes se esquecem que na puberdade as mudanças físicas levam alguns anos, doses mais elevadas de hormônios não necessariamente produzem resultados melhores ou mais rápidos. Por exemplo, a forma da mama de mulheres genéticas adultas só é alcançado após vários anos de exposição ao estrogênio durante a puberdade, e elas têm tamanhos muito diferentes de mama. É semelhante para as mulheres trans, algumas das quais nunca vão desenvolver nada mais do que seios muito pequenos. Aliás estrogênio em excesso é convertido em testosterona e pode cegar os receptores de estrogênio.
Hormônio de um sexo não vai, diretamente, desfazer algo que o hormônio do outro sexo fez. Então não espere que eles mudem a sua voz ou a estrutura óssea, pois isso não é papel do estrogênio, se bem que as mudanças psicológicas podem influenciar no modo de falar....
Possíveis riscos
Toda a medicação tem efeitos colaterais, e algumas pessoas podem ter reações adversas sérias. Você precisa estar ciente dos possíveis riscos antes de decidir iniciar o tratamento.
Os riscos mais graves quando os estrogênios tomar são:
Trombose
Trombose venosa profunda (TVP)
Embolia pulmonar (bloqueio de um vaso sanguíneo nos pulmões)
Alteração da função hepática.
Alguns casos de câncer de mama e de próstata em pessoas transexuais MTF têm sido relatados na literatura. Há vários estudos que sugerem que a terapia com estrogênio não aumenta o risco de câncer de mama no curto prazo (< 20 -30 anos).
O que os hormônios prometem?
Infelizmente, há pouca pesquisa sobre o uso de hormônios sexuais em transexuais. A orientação portanto é, que seja utilizado de forma flexível, atendendo às suas necessidades específicas e mantendo o risco para sua saúde o mais baixo possível.
Logo abaixo está uma tabela com o tempo médio de desenvolvimento das características induzidas pelos hormônios:
efeitoComeçoMaximoRedistribuição gordura corporal3 a 6 meses2 a 3 anosDiminuição massa muscular/força3 a 6 meses1 a 2 anosAmolecimento da pele/oleosidade3 a 6 mesesdesconheçidaDiminuição da libido/desempenho sexual1 a 3 meses3 a 6 mesesDiminuição das ereçoes espontaneas1 a 3 meses3 a 6 mesesDisfunção sexual masculina (castraçao quimica)VariavelvariavelMaturação glandulas mamarias (seios)3 a 6 meses2 a 3 anosTamanho reduzido dos testiculos3 a 6 meses2 a 3 anosProdução reduzida de espermatozoidesDesconheçidaMais de 3 anosRedução do crescimento de pelo terminal6 meses a 1 anoMais de 3 anosCabeloNão rebrotaNão rebrotaAlteração da vozNenhumaNenhuma
Lembre-se que isso só é uma média, nem todas as pessoas reagirão da mesma maneira.
Monitoramento
Uma coisa muito importante é fazer exames regularmente, pois assim é possível tanto ajustar os níveis de hormônios às suas necessidades quanto checar a sua saúde.
Avaliar a paciente a cada 3 meses no primeiro ano e depois 1-2 vezes por ano, depois de monitorar os sinais apropriados de feminização e para o desenvolvimento de reações adversas.
Exame de testosterona e estradiol séricos cada 3 meses.(testosterona deve ser menor que 55 ng/dl e estradiol deve ser menor que 200 pg/ml).
Basicamente, aqui no Brasil, temos as seguintes opções:
-1) Valerato de Estradiol: Climene, Elamax, primogyna (eles tem a mesma formulação, por isso os agrupei, eles são iguais, com a diferença de que o elamax é mais barato): cada drágea contém 2 mg de valerato de estradiol, e em 11 delas - cada cartela tem 21 comprimidos - há, além do valerato de estradiol, também uma dosagem pífica de 1 mg de acetato de ciproterona. Logo, por ser uma quantidade pequena, não faz muita diferença para nós, a ordem de tomar, pode ir seguindo os dias da cartela.
Doses variam muito, conforme a idade do paciente e outros fatores. Mas em geral 2 comprimidos por dia é a dosagem usual. Há sites estrangeiros, como o a Anne Lawrence, que recomenda a ingestão de 8 mg de valerato de estradiol por dia, o que corresponderia a quatro drágeas. Mas pessoalmente, creio ser uma dosagem perigosa e desnecessária.
O valerato de estradiol, é um sal de estradiol. Isso significa o que? Que ele não é idêntico ao estrogenio produzido pela mulher, mas ao ser metabolizado pelo corpo, acaba se transformando no estradiol propriamente dito.
2) Equilinas: ( Estrogênios conjugados - Premarin e seus similares como Repogen): Eles são levemente mais potentes que o valerato de estradiol, e tem uma vantagem interessante: eles circulam no sangue sem ligar-se a SHBG, que é uma proteína que funciona como esponja, ela "chupa" o hormônio, impedindo que ele circule livre no plasma. Nesse caso, ele consegue driblar a SHBG e circular de forma livre, portanto mais potente ( hormônios ligados a proteínas tem menor efeito, daí de nada adianta vc ter um estradiol alto se todo ele estiver ligado a uma SHBG alta, daí a importância de dosá-la nos exames).
A dose de 1 comprimido de 0,625 mg, para as já operadas. Pre-operadas, devem usar pelo menos dois comprimidos, dando 1,25 mg, podendo ir até 2,5 mg. Sempre comece com uma dose baixa e vá aumentando progressivamente. Um comprimido de 0,625 no primeiro mês, por exempĺo. Não é recomendável já iniciar a dose total, visto que o organismo necessita de um período de adaptação.
3) Estradiol:( Estrofem,natifa,estrell) : Este é o medicamento que contém o mesmo estradiol produzido pelas mulheres. Ele é mais potente que o valerato de estradiol, cerca de 40% mais. Logo, se vc estiver usando elamax e quiser trocar por estrofem, terá de usar uma dosagem um pouco menor, já que ele é teoricamente mais potente. O estrofem é um dos medicamentos mais usados por transexuais. Há quem diga que pode-se fazer o uso sublingual dele, por ser micronizado, mas eu não acredito nessa conduta. O ideal é tomar pelo menos dois comprimidos, via oral
4) Etinilestradiol:(diane 35 e similares) Este é o tipo de estradiol encontrado nas pílulas anticoncepcionais. Ele é eficaz? Sim. Mas também é muito perigoso, tendo um potencial trombogênico alto. Ele é levemente mais potente que uma dose equivalente de estradiol, ou valerato de estradiol, porém, é bem mais perigoso, ou seja, colocando numa balança, os riscos superam os benefícios.
Como ele não está disponível numa formulação em que venha só ( está sempre associado a progestágenos) não há como falar de todas as fórmulas que o contém. Algumas delas são o Diane 35, Ciprane, Ferrane, Tess. Essas que citei contém 2 mg de acetato de ciproterona junto ( são pílulas anticoncepcionais). Há aquelas que contém além do etinilestradiol, progestágenos masculinizantes, por isso NÂO são recomendados ( ex. ciclo 21 e similares).
Se for pra fazer uso de algum comprimido com etinilestradiol, prefira, obviamente os que tem acetato de ciproterona junto. Apesar de ser uma dose muito baixa de antiandrógeno, é infinitamente melhor que os progestágenos masculinizantes das outras formulações.
A dose máxima de etinilestradiol, tida como segura, no site da Anne Lawrence, é de 1 mcg ( o que corresponde a um pouco menos de 3 comprimidos). Logo, a dosagem máxima de qualquer formulação com 0,035 mg de etinilestradiol ( que é a dose mais comum encontrada em cada drágea), é de dois comprimidos no máximo.
Diane 35 parece funcionar bem para pessoas que começam os hormônios ainda na puberdade, pois ele consegue, com o pouco de antiandrógeno e com a função de diminuir o FSH, diminuir bastante a produção de andrógenos. Ainda assim, é um paliativo pra quem não pode arcar com coisa melhor.
Antiandrógenos
Um dos pilares da terapia hormonal para transexuais é o uso da substância citada no título: os antiandrógenos. Eles tem o papel de diminuir os hormônios masculinos produzidos pelos testículos, colocando o nível de testosterona dentro dos padrões de uma mulher, permitindo assim que o estradiol que vc tomar, aja melhor. Duas opções são as mais usadas: Aldactone ( que é o nome de marca, a substância e a Espironolactona), e o Androcur ( também é o nome da marca, o princípio ativo é o acetato de ciproterona).
O Aldactone foi feito originalmente para diminuir a pressão, sendo um diurético. Entretanto é amplamente usado por endocrinologistas por ter o efeito secundário de diminuir a testosterona.
Também é usado por dermatologistas, com este mesmo propósito, para tratar a acne induzida por androgênios em excesso, além do hirsutismo em mulheres.
Alguns ginecologistas também utilizam o aldactone para mulheres com síndrome dos ovários policísticos.
Assim, embora sua ação principal seja sim diurética, o efeito secundário de diminuir a testosterona tem sido aproveitado pela comunidade médica em vários tipos de condições não ligadas a hipertensão, sendo visto como mais do que uma droga específica só pra essa finalidade diurética, portanto.
Ele age de várias formas:
-inibindo algumas enzimas relacionadas a síntese de androgênios.
-bloqueia a DHT ligando-se a receptores de androgênios na pele
-compete e reduz a atividade da 5alfa redutase, que é responsável pela transformação da testosterona em diidrotestosterona.
-Eleva a SHBG.
Como já foi falado vc tem que tomar algumas precauções, por exemplo, evitá-lo se vc tem a pressão baixa.
Deve também diminuir a ingesta de potássio.
Já a ciproterona é um produto sintético que apresenta estrutura semelhante à dos hormônios sexuais naturais. Pode ser considerado como derivado da 17-alfa-hidroxiprogesterona. Na forma de acetato é potente antagonista de androgênios. Possui também atividade progestacional e suprime a secreção de gonadotrofinas. Atua como antagonista competitivo da diidrotestosterona pela sua ligação ao receptor androgênico. A ação terapêutica da Ciproterona resulta da inibição da produção de testosterona e da interferência na ação androgênica. Ciproterona é indicada no tratamento do hirsutismo intenso, alopécia androgênica grave, nas formas graves de acne e seborréia nas mulheres. Ciproterona ainda é usada no tratamento do câncer da próstata e para controlar a libido na hipersexualidade severa ou no desvio sexual em homens adultos.
Ambos os medicamentos reduzem a testosterona. Eles diferem entre si no quadro de efeitos colaterais, e na dosagem necessária para cada um.
A informação que existe hoje para iniciar uma transição de gênero, é abundante na Internet, tratamentos hormonais e procedimentos cirúrgicos para cidadãs #Travestis e #Transexuais, testemunhos de muitas pessoas T e profissionais na Internet pode ser o início de uma mudança correta de vida, veja o vídeo abaixo onde relato a minha vivência de vida.
ResponderExcluirwww.youtube.com/watch?v=VTCkwzlVnQw
Quais mudanças o depoprovera 150mg faz numa travesti
ResponderExcluirQuais mudanças o depoprovera 150mg faz numa travesti
ResponderExcluirOi lindo
ResponderExcluirQual melhor hormônio para ficar só com o bumbum e as pernas femininos? Sem desenvolvimento das mamas?
ResponderExcluir